Câmara municipal de São José da Barra MG A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Conheça a Cidade

O Município de São José da Barra é originário de um povoado localizado às margens do Rio Grande, que inicialmente, pertencia ao Município de Passos e após a emancipação de Alpinópolis, passou a pertencer a esta cidade.

Bairro central de São José da Barra.
Bairro central de São José da Barra.

 

O Povoado, conhecido como "Barra Velha", teve de ser desabitado em meados de 1.963, após a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas no curso do Rio Grande, no local conhecido como "Corredeira das Furnas". Com a construção da usina e fechamento da barragem, toda a área do povoado seria – e foi – inundada pelas águas do represamento. Com isso, a população foi transferida para o novo povoado, que ficou popularmente conhecido por "Nova Barra".

Imagens da
Imagens da "Barra Velha".

 

Em 21 de Dezembro de 1.995, através da Lei 12.030/95, foi criado o município de São José da Barra, desmembrando sua área de Alpinópolis. O Município pertence à Micro-região de Passos, estando situado nos limites entre o Sul e Sudeste do Estado de Minas Gerais e é nacionalmente conhecido por albergar a Usina Hidrelétrica de Furnas, em sua parte administrativa e técnica que operam no local.

Hidrelétrica de Furnas e Bairro de Furnas.
Hidrelétrica de Furnas e Bairro de Furnas.

 

 

Recentemente foi criado o Distrito de Bom Jesus dos Campos, que será instalado em breve.

Distrito de Bom Jesus dos Campos.
Distrito de Bom Jesus dos Campos.

 

 

A cidade possui a sede do município, o distrito de Bom Jesus dos Campos e três bairros: Furnas, Cachoeira da Laje e Nossa Senhora de Fátima – Can-can.

Bairro Furnas, bairro Cachoeira da Laje e bairro Can-can.
Bairro Furnas, bairro Cachoeira da Laje e bairro Can-can.

 

O Município possui divisas com os Municípios de Alpinópolis, Guapé, Carmo do Rio Claro, Capitólio e São João Batista do Glória, sendo que, em sua maioria, as linhas divisórias são as margens da Represa de Furnas, que conferem aos munícipes e visitantes imensa beleza natural, com diversidade de fauna e flora, por estar situada nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Canastra, sendo um potencial turístico da região.

São José da Barra possui situação privilegiada em relação aos demais pequenos municípios brasileiros, pois possui considerável arrecadação oriunda do ICMS da Usina de Furnas, o que permite ao município desenvolvimento e oferecimento de saúde e educação de qualidade à população.

Foto aérea da parte central, em destaque a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Hospital e Escolas.
Foto aérea da parte central, em destaque a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Hospital e Escolas.

 

O Município conta com área de aproximadamente 312 Km² e população de próxima de 7.000 habitantes, segundo dados do IBGE.

A economia municipal baseia-se na produção elétrica, no turismo, na agricultura, com produção, em especial, de Café, Milho e Pimenta, além da pecuária de corte e leite, suinocultura e avicultura.

Aeroporto de Furnas.
Aeroporto de Furnas.

 

Visitem e conheçam o município de São José da Barra e região.